segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bibliografia de Hulk


Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como Hulk (Campina Grande, 25 de julho de 1986), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Actualmente joga pelo Porto.

Começo no Vitória e ida ao Japão
Foi revelado pelo Vitória, em 2004, não atuando muito pelo time principal. Assim, foi emprestado ao Kawasaki Frontale no ano seguinte, que comprou o seu passe alguns meses depois. Depois de ficar no clube durante o restante do ano, foi emprestado para o Consadole Sapporo, onde se destacou nacionalmente, marcando 25 gols na temporada, terminando na vice-artilharia da segunda divisão japonesa.
Em 2007, foi mais uma vez emprestado, dessa vez ao Tokyo Verdy, também da segunda divisão. No certame, marcou quase 40 gols, sagrando-se artilheiro da competição, e ajudou o clube a ascender de volta à elite do futebol japonês, que resolveu comprar seu passe para a temporada seguinte, depois de Hulk ter voltado para o Kawasaki e atuado algumas vezes.

Porto
Mas sua passagem pelo Tokyo Verdy em 2008 foi rápida. Após um começo efieciente, com 7 gols em 11 partidas, se transferiu para o Porto, que adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador por 5,5 milhões num contrato válido por quatro temporadas. Nas duas primeiras temporadas no clube português, não marcou muitos gols, mas o bastante para chamar a atenção dos mais diversos clubes e dirigentes do mundo, sendo inclusive convocado à Seleção Brasileira e sendo apontado como uma das dez maiores promessas europeias na temporada 2008-09.
Em 20 de agosto de 2009, Hulk renovou o contrato com o F.C. Porto por mais dois anos, prolongando-se assim até 2014. A cláusula de rescisão, antes fixada em 40 milhões, subiu para 100 milhões, tornado-se assim a mais alta da história do futebol português. A sua cotação subiu em flecha no espaço de um ano, tornando-o numa das estrelas do futebol europeu, em parte devido à campanha do clube na Liga dos Campeões 2009/10.
Hulk começou a temporada 2010-11 em plena forma, marcando dezesseis gols nos primeiros dezesseis jogos em que atuou. Dentre os resultados conseguidos pela sua equipe, destacam-se as vitórias sobre o Genk por 4 a 2 pela Liga Europa, tendo Hulk marcado três e sobre o Benfica por 5 a 0, no qual marcou dois, além de uma assistência. O atacante coroou seus belas apresentações na temporada marcando o gol do título, o segundo na vitória por 2 a 1 sobre o mesmo Benfica, no dia 3 de abril.

Seleção nacional
No dia 27 de outubro de 2009, foi convocado pela primeira vez por Dunga para disputar, com a Seleção Brasileira, os amistosos contra as seleções da Inglaterra e Omã. Volta a ser convocado em 20de agosto de 2010, agora pelo técnico Mano Menezes, para um período de treinamentos na Europa. Em 25 de Janeiro 2011 volta a entrar em nova convocação para um amistoso com a seleção da França.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hulk_(futebolista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário